quinta-feira, 1 de março de 2012

Superdicas para a Carreira - by Max Gehringer: 5ª Seja antes o que os outros serão depois.



Na década de 1920, meu avô Antônio, que era mecânico, conseguiu seu primeiro emprego, aos dezesseis anos. Concorreu com muitos candidatos mais velhos, certamente mais experientes, mas bateu todos porque tinha um diferencial: era alfabetizado. Tudo porque, naquela época, apenas um em cada mil brasileiros sabia ler e escrever. Com meu pai, também mecânico, não foi diferente: além de ser alfabetizado, seu diferencial era saber ler manuais em inglês.
Eu, apesar de não ser mecânico, consegui meu primeiro emprego porque tinha curso universitário, embora tenha me formado em uma universidade sem muito nome ou prestígio. Isso pouco importava, porque, quando conquistei meu primeiro emprego, pouca gente tinha nível superior completo. Era a minha formação que me diferenciava.
Assim, para quem quer impulsionar a carreira, é preciso um diferencial. E diferencial é ser antes o que os outros serão depois. Hoje, ter curso universitário não é mais suficientes, porque virou requisito obrigatório; não é mais o nível máximo de formação intelectual, apenas um nível intermediário indispensável para levar a outros, como especialização e MBAs.
Então, qual o diferencial hoje em dia? Pode ser, por exemplo, falar chinês. Em um processo de seleção em que todos os candidatos têm nível superior, falam inglês e são pós-graduados, fica com a vaga aquele que falar chinês.
O mercado de trabalho é o mesmo dos tempos do meu avô mecânico, e a estratégia continua igual: faça pelo menos uma coisa que poucos fazem. Esse será o seu diferencial. Porque, se você não puder ser o melhor, ao menos seja diferente.
*Extraído do livro “Superdicas para impulsionar sua carreira” / Max Gehringer, Ed. Saraiva, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário